27 de março de 2010

Os 10 Mandamentos

1º NÃO CHEGARÁS ATRASADO, incomodando a concentração daqueles que estão a representar e dos outros (que chegaram religiosamente a horas) que estão a assistir ao Santo Sacrifício do Teatro. 2º NÃO FALARÁS BAIXINHO com o ou a acompanhante; incomodando com a tua inclinação de cabeça o Espectador de trás, e distraindo os Actores celebrantes do Santo Sacrifício do teatro. 3º NÃO ADORMECERÁS NEM RESSONARÁS, dando marradas para a frente ou para trás, ou pondo a mão nos olhos para os outros pensarem que estás muito concentrado no Santo Sacrifício do teatro. 4º NÃO TOSSIRÁS NEM TE ASSOARÁS com grande ruído, escolhendo as melhores pausas dos celebrantes do Santo Sacrifício do Teatro. 5º NÃO TE ABANARÁS constantemente com o programa, distraindo os que estão, religiosamente, ao teu lado e, irritando os que estão no palco a celebrar o Santo Sacrifício do Teatro. 6º NÃO COMERÁS rebuçados, pipocas, caramelos, chocolates, pastilhas, comprimidos; tirando-os muito devagarinho, fazendo com o papel e as pratinhas o mais diabólico, satânico e herético ruído numa sala de espectáculos em que se celebra o Santo Sacrifício do Teatro. 7º NÃO LEVARÁS relógios com pipis electrónicos, telemóveis e sacos de plásticos que andarás constantemente a pôr, ora entre as pernas, ora no colo, perturbando os que celebram o Santo Sacrifício do Teatro. 8º NÃO LERÁS OU FOLHEARÁS o programa durante a celebração do Santo Sacrifício do Teatro para tentar saber qual é o nome de determinado Actor, ou para tentar perceber a sequência do Santo Sacrifício do Teatro. 9º NÃO PEDIRÁS borlas ou insistirás em descontos, a que não tens direito, para assistir à celebração do Santo Sacrifício do Teatro. 10º NÃO OLHARÁS «com umas grandes vendas» para o vizinho do lado, que achou religiosamente Graça ao que tu não achaste, ou que, piamente e cheio de Fé, se levantou logo para aplaudir, enquanto tu bates palmas por frete e já a pensar ir a correr tirar o teu carrinho, ou o teu sobretudo do bengaleiro, mais cedo do que os outros.

26 de março de 2010

O Sapo Apaixonado

Nos dias 25 e 26 de Março, os alunos do 6ºB (Ana Isabel Vicente, Diana Luz, Leandro Luís, Ruben Teixeira e Sérgio Pinto) dramatizaram a obra "O Sapo Apaixonado", de Max Velthuiss,  na Biblioteca da nossa Escola, no âmbito do Projecto de Educação para a Saúde e, em vésperas, da comemoração do Dia Mundial do Teatro. Esta actividade foi implementada pela Professora Sara Castro nas aulas de Área de Projecto e os alunos foram ensaiados pela Professora Conceição Cosme, em Língua Portuguesa.
Os nossos actores estavam ansiosos, mas durante a actuação, conseguiram libertar esse nervosismo e transmitir a verdadeira história de amor de um Sapo por uma linda Pata Branca. Foi lindo!
Os cenários, como sempre, maravilhosos! Os seus criadores foram os Professores Henrique Almeida e Antonieta Lopes, nas aulas de E.V.T. e os alunos da turma.

Parabéns a todos! Pelo empenho, pela dedicação e pelo entusiasmo que nos transmitiram...Assim, vale a pena continuar nestas andanças... 
Veja as fotos aqui 

22 de março de 2010

Dia Mundial da Poesia

No dia 22 de Março, comemorámos o Dia Mundial da Poesia na nossa Escola. Dinamizámos uma actividade no âmbito da leitura e da escrita com os Guardiões da BE, a psicóloga Rita Feijão, as professoras Luísa Rodrigues e Sandra Gomes, e alunos  que, entretanto, se inscreveram e participaram, entusiasticamente, nesta actividade.

O objectivo era, principalmente, recitar poemas, partilhando as palavras dos nossos poetas favoritos e, recriar poemas, apelando à criatividade e às vivências de cada um.
Foram momentos únicos, emotivos que cada um guardará para si, de uma forma especial!

21 de março de 2010

Dia Mundial da Floresta

Para comemorar o dia Mundial da Floresta, nada mais oportuno do que a recomendação da leitura da obra "A Árvore Generosa", de Shel Silverstein, artista norte-americano do século XX. Descobri este livro através de uma oferta. Simplesmente, achei-o maravilhoso! A mensagem é tão grandiosa e comovente: trata-se, simplesmente, de uma história de verdadeira amizade entre um menino e uma árvore, pois todos os dias o menino subia o seu tronco, balançava-se nos seus ramos, comia as suas maçãs, descansava à sua sombra e a árvore sentia-se feliz. Mas o tempo passou...O menino cresceu...
A obra foi publicada, pela primeira vez, em 1964 e, desde há muito tempo, tornou-se um clássico da Literatura Infanto-Juvenil mundial e está traduzida em mais de 30 idiomas.






19 de março de 2010

Dia do Pai

Pé de Pai, de Isabel Minhós Martins e ilustrado por Bernardo Carvalho, da Editora Tangerina, é recomendado para o Jardim de Infância, destinado a ler em voz alta, a contar e a trabalhar na sala de aula. Também é recomendado para o 1º ano de escolaridade, e  destinado a leitura autónoma e/ou leitura com apoio do professor ou dos pais. Mas é também aconselhável para todos os que quiserem viver momentos de ternura, de amizade, de amor... 

Nesta obra, um pai é capaz de se transformar nas coisas mais incríveis: num tractor, num escadote, num colchão, num motor, num casaco, num esconderijo, numa seta... É um livro que olha de perto a relação de cumplicidade entre pai e filho e que convida ambos a descobrirem-se, juntos ao virar de cada página. Foi congratulado com o Prémio Nacional de Ilustração: Menção Especial do Júri.

18 de março de 2010

Semana da Leitura - Balanço Final

No âmbito do Plano Nacional de Leitura (PNL), a Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Campelos dinamizou actividades, nos dias 1, 2, 16, 17 e 18 de Março de 2010. Os objectivos que lançámos foram principalmente promover o gosto pelo livro e pela leitura; desenvolver competências de leitura e de escrita; promover o contacto com autores e ilustradores; compreender os passos do processo editorial; sensibilizar para a importância da leitura na sociedade actual; desenvolver o sentido estético e artístico e fomentar laços de afecto e de valores. Os Departamentos foram convidados a participar e alguns deles, nomeadamente o Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, de Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras (Espanhol e Francês) aderiram positivamente.

Para além destes eventos, nos dias 1 de Março, iniciámos a Semana da Leitura com uma Visita de Estudo ao Bloco Gráfico do Grupo Porto Editora, em Maia; e no dia 2 de Março, a escritora e ilustradora Helena Simas, esteve na Biblioteca a divulgar os seus livros: "A festa de anos do Tomás"; "O piquenique do Tomás" e "Pedro e a Lua", obras aconselhadas no âmbito do PNL.

Nos dias 16, 17 e 18 de Março, dinamizámos actividades como Oficina de Escrita "Ideias n'O Papel" (8ºA e C-Profª Helena Antão); Atelier de Expressão Plástica "Arte sem Limites" (7ºB-Clara Espadinha); Painel Interactivo "Se eu fosse um livro, qual seria?"; (Guardiões da BE, Profª Helena Antão, MªJosé Câmpelo, Clara Espadinha e Rita Feijão); Acrósticos Científicos (alunos 2º e 3º ciclos); Cordão de Livros (Leitura Recreativa-3ºB/C–Profª Fátima Rodrigues); Leitura de excertos de obras em Espanhol e Francês (7ºC e 9ºB-Profª Ana Paula Pimpão e Sandra Gomes); Dramatização de livros: "Onze damas atrevidas"(1ºA-Profª Cláudia Simões), "O Casamento da Gata" (JI de Cabeça Gorda-Educadoras Luísa Perdigão e Isabel Santos); "Grão de Milho" (2ºB/C-Profª Fátima Rodrigues) e o lançamento do livro " Um Gato Amigo"(escrito e ilustrado pelos alunos do 3º e 4º anos, da Escola EB1/JI de Campelos-Profª Isaura Martins ) e o Concurso de Leitura (alunos e professores do 2º e 3ºciclos).

Um agradecimento especial, a todos os que se envolveram de forma generosa, contribuindo para a concretização das actividades.

P.S. O coração de livros foi elaborado pelos professores Henrique Almeida e Clara Espadinha. Está exposto, no átrio da nossa Escola e simboliza o nosso apego ao Mundo dos Livros.

17 de março de 2010

Bologna Children's Book Fair

A Feira do Livro Infantil decorrerá no período de 23 a 26 de Março, na cidade de Bolonha.
Não perca  a oportunidade de participar, contactando com as últimas novidades no domínio da Literatura Infanto-Juvenil, a nível internacional. Consulte o programa e planeie a sua visita.
Para aceder a mais informações, consulte o site.

16 de março de 2010

Se eu fosse um livro, qual seria?

Esta actividade foi desenvolvida no âmbito da Semana da Leitura com os Guardiões da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Campelos.
Escolhemos livros, comentámos os nossos favoritos, lemos excertos e essencialmente, partilhámos a nossa experiência, enquanto leitores. Foi magnífica a atitude dos participantes: uma capacidade de discurso oral muito convincente e esclarecedora que contagiou quem esteve presente. Assim, é sempre um privilégio organizar actividades, pois há sempre alguém que as valoriza. Obrigada, Guardiões.

O painel foi elaborado pela Professora Fernanda Rodrigues, em feltro, e está exposto na nossa Biblioteca: está dividido por anos, Encarregados de Educação, Pessoal Docente e Não Docente. Apelámos para que todos preenchessem um boletim, respondendo à questão "Se eu fosse um livro, qual seria?".  Difícil, a escolha, não acham?

15 de março de 2010

Semana da Leitura - PROGRAMA



No âmbito do Plano Nacional de Leitura (PNL) e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Campelos vai dinamizar actividades, nos dias 16, 17 e 18 de Março de 2010, com o objectivo de fomentar o gosto pela leitura, pelas artes plásticas e pela escrita. Os Departamentos foram convidados a participar e alguns deles aderiram positivamente.
Pretendemos, assim, criar um ambiente de trabalho bastante positivo, que contagie, principalmente, quem ainda não descobriu o sentido que qualquer livro nos pode transmitir. Seguramente, uma viagem pelo Mundo das Letras está garantida e uma "Árvore de Leitores" também.
No átrio da escola, o "coração com livros" simboliza esse apego e o significado que os livros nos incutem, e a "Árvore dos Leitores" testemunha as nossas sementes lançadas: (re)criar "Amantes de Livros".
Vamos dinamizar uma Oficina de Escrita "Ideias n'O Papel"; Atelier de Expressão Plástica "Arte sem Limites"; Oficina de Artes - A Árvore dos Leitores"; Painel Interactivo "Se eu fosse um livro, qual seria?"; Livros com Sabores (actividade a desenvolver com os Guardiões da BE); Acrósticos Científicos; Cordão de Livros (Leitura Recreativa); Dramatização de livros: "Onze damas atrevidas", "O Casamento da Gata"; "Grão de Milho" e o lançamento do livro " Um Gato amigo" e o Concurso de Leitura.
Para além destes eventos, nos dias 1 de Março, iniciámos a Semana da Leitura com uma Visita de Estudo ao Bloco Gráfico do Grupo Porto Editora, em Maia; e no dia 2 de Março, a escritora e ilustradora Helena Simas, esteve na Biblioteca a divulgar os seus livros: "A festa de anos do Tomás"; "O piquenique do Tomás" e "Pedro e a Lua", obras aconselhadas no âmbito do PNL.
Que a Semana da Leitura desperte os sentidos de todos os participantes para o Mundo dos Livros!


Fotos dos dias 16 17 18 Março

8 de março de 2010

"M" de Mulher, Mãe, Mestra

Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.

Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". Desde essa data, o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.

Nesta data, pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.

Nesta data, a Biblioteca Escolar ofereceu um marcador de livro, com todos os nomes femininos de todas as MULHERES da nossa escola. 
A todas elas, prestamos a nossa homenagem com estes versos de um autor anónimo:

Hoje,
não quero ser
a mulher forte, com atitude
de leoa, sedutora,
aquela que luta, defende,
conquista,
consola, abriga...
Hoje,
eu quero deixar que
a mulher sensível, delicada,
romântica, frágil...
seja vista e sentida!
Quero um carinho, um abraço,
um colo...
Quero braços que me
envolvam
protejam, abriguem.
Quero um corpo onde possa
me aconchegar;
um ombro para poder chorar,
uma mão que acaricie
os meus o cabelos,
olhos que vejam as lágrimas
caírem no meu rosto
quando falo dos meus
medos ...
uma boca que me diga palavras
de ânimo e esperança
e que me beijem com
amor e carinho!
Quero olhos que vejam a minha
fragilidade,
que me admirem por ser delicada
e que não desejem que eu
tenha que ser sempre forte!
Quero ser admirada, notada,
e quero que me queiram
por também ter um lado frágil.
Quero que me admirem por ser
mulher na sua essência,
não só o lado leoa, mas
o lado beija-flor e também flor!
O lado que necessita do outro
que também precisa receber!
Quero hoje... a fragilidade de ser MULHER.


6 de março de 2010

Poema à Mãe

No mais fundo de ti,
eu sei que traí, mãe.
Tudo porque já não sou
o menino adormecido
no fundo dos teus olhos.
 Tudo porque tu ignoras
que há leitos onde o frio não se demora
e noites rumorosas de águas matinais.
Por isso, às vezes, as palavras que te digo
são duras, mãe,
e o nosso amor é infeliz.
Tudo porque perdi as rosas brancas
que apertava junto ao coração
no retrato da moldura.
 Se soubesses como ainda amo as rosas,
talvez não enchesses as horas de pesadelos.
 Mas tu esqueceste muita coisa;
esqueceste que as minhas pernas cresceram,
que todo o meu corpo cresceu,
e até o meu coração
ficou enorme, mãe!
 Olha - queres ouvir-me? -
Às vezes ainda sou o menino
que adormeceu nos teus olhos;
ainda aperto contra o coração
rosas tão brancas
como as que tens na moldura;
 ainda oiço a tua voz:
Era uma vez uma princesa
no meio de um laranjal...
mas - tu sabes - a noite é enorme,
e todo o meu corpo cresceu.
Eu saí da moldura,
dei às aves os meus olhos a beber.
 Não me esqueci de nada, mãe.
Guardo a tua voz dentro de mim.
E deixo-te as rosas.
Boa noite. Eu vou com as aves.
Eugénio de Andrade

3 de março de 2010

Encontro com ... Helena Simas

Helena Simas, escritora e ilustradora, esteve presente na Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Campelos, no dia 2 de Março de 2010, no âmbito da comemoração da Semana da Leitura. Dinamizou actividades destinadas aos alunos do Jardim de Infância de Cabeça Gorda e uma sessão de autógrafos foi garantidamente assegurada. A festa de anos do Tomás; O piquenique do Tomás e Pedro e a Lua são obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura e são seguramente um motivo de partilha e de leitura, quer em casa, entre Pais e Filhos; quer na escola, com o apoio do Professor.
A sua simplicidade e forma de comunicar marcaram a sua presença que contagiou todos os envolvidos. Também nos cedeu um momento especial: ao vivo, fez ilustrações das suas personagens que queremos guardar e revelar aos outros. Queremos que continue a fazer parte do nosso núcleo de amigos da Biblioteca que connosco partilha o mesmo gosto: a paixão pelo livros. 

2 de março de 2010

Bloco Gráfico do Grupo Porto Editora - Visita de Estudo

Os alunos do Agrupamento de Escolas de Campelos tiveram a oportunidade de conhecer o Bloco Gráfico do Grupo Porto Editora, na segunda-feira, dia 1 de Março, no Porto (Maia). Os objectivos desta actividade foram, essencialmente, compreender a actividade dedicada à impressão e acabamento de materiais e auxiliares escolares, dicionários, livros literários...e tomar conhecimento das modernas tecnologias industriais gráficas (nas áreas de chapas, impressão, encadernação, logística e armazenamento). O sistema de gestão ambiental também foi abordado aos alunos, assim como as medidas implementadas. A abordagem que foi feita, andou, sobretudo, à volta da questão "Como é que se faz um livro?", na qual foram indicados todos os passos do processo editorial, desde a ideia para o livro; o estudo gráfico; a paginação; a revelação; a impressão/a encadernação e o armazenamento. Esta actividade integrou-se na comemoração da Semana da Leitura, implementada pelo Plano Nacional de Leitura.