10 de março de 2011

Programa SEMANA DA LEITURA

A azáfama já se instalou há algumas semanas na nossa biblioteca, sem falar no corropio das nossas mentes, que não sossegam um instante, a pensar na organização da Semana da Leitura, para que os nossos utilizadores se sintam satisfeitos e envolvidos em todas as iniciativas e actividades. O objectivo principal é criar e (re)descobrir (novos) leitores que sintam prazer na leitura, criando hábitos de ler, não importando onde, quando, o quê, com quem...

O fundamental é contagiar-se com novos livros...novas leituras...novas aventuras...

O programa, organizado pela equipa da biblioteca, propõe uma diversidade de actividades, indo ao encontro dos gostos, das experiências e das vivências de cada um. O mais importante é participar e deixar-se envolver...partilhando momentos de entrega total à descoberta dos livros.

Ler+na floresta é para todos – encontro com a natureza, proporcionando momentos de leitura através de uma caminhada, organizada em parceria com o responsável do projecto educação para a saúde.

2 por 2: 2 livros, 2 autores - dinamização dos painéis da biblioteca a propósito de 2 livros, 2 autores.

Ler + com energia: Biblioteca em movimento – leitura domiciliária no corredor da biblioteca.

A Árvore de Livros – elaborada com vários livros da biblioteca, incentivando a promoção da leitura.

O Chá das seis e picos – nesta sessão, no final de tarde, pelas 18horas, marca-se encontro com a escritora Margarida Fonseca Santos para nos encantar, contando os contos de um dos seus livros “Brincar com Coisas Sérias”.É uma tertúlia aberta à comunidade educativa com uma sessão de autógrafos.

Faz & Conta – Workshop para as encarregadas de educação do 2º ciclo associando a leitura às artes.

Leio sempre 25 minutos – paragem para leitura simultânea em todas as escolas do agrupamento.

Circuitos de leituras: estafeta de leitura, incentivando o gosto e o prazer de ler, mediante inscrição prévia.

“Árvores com histórias lá dentro” – oficina de escrita, onde as palavras e a criatividade se cruzam com o mesmo objectivo: sonhar através das palavras.

Ler + em vários sotaques – promover leituras de textos em espanhol, francês, inglês e outros idiomas.

“Opiniómetro”- oportunidade de todos manifestarem as opiniões e apresentarem sugestões sobre as actividades desenvolvidas na Semana da Leitura.

Sem comentários: