4 de fevereiro de 2010

La Chandeleur


Em França, celebra-se “La Chandeleur”, a Candelária, no dia 2 de Fevereiro, 40 dias depois do Natal. O nome tem origem na palavra «candeia ».

Hoje, a Candelária é o dia dos crepes e constitui um momento mágico no seio das famílias francesas. Até há quem diga que quem consiga fazer saltar o crepe da frigideira com a mão direita, tendo uma moeda na mão esquerda, e se o crepe cair na frigideira, isso irá garantir prosperidade para toda a família ao longo do ano.

Em Portugal, este dia também é celebrado, igualmente com a simbologia ligada à luz e à confecção de iguarias fritas. A festa é denominada Nossa senhora das Candeias e dá origem a vários provérbios, como por exemplo: Se a Senhora das Candeias rir, está o inverno para vir; se a Senhora das Candeias chora, está o inverno fora. Ou então: Se a Senhora das Candeias ri e chora, está o inverno meio dentro e meio fora. Outras variantes relativas a esta data: Candelária chovida, à candeia dá vida. Chuva em Dia das Candeias, ano de ribeiras cheias. Tanta chuva pelas candeias, tantas abelhas pelas colmeias. Candelária chovida, à candeia dá vida.

A Nossa Senhoras das Candeias, ou Nossa Senhora da Candelária, ou Nossa Senhora da Luz, ou Nossa Senhora da Purificação ou ainda Fevereirinha, são festas celebradas 40 dias após o dia da celebração do Menino Jesus, portanto sempre no dia 2 de Fevereiro. Segundo a tradição, esses 40 dias referem-se ao período no fim do qual as mulheres poderiam entrar no templo após o nascimento do seu filho, por terem ficado impuras ao darem à luz. Decorrido esse prazo, era mesmo obrigação das mulheres apresentarem-se perante o sacerdote, com o fim de serem purificadas.

A Biblioteca Escolar associou-se também à comemoração do “Dia dos Crepes”, não no dia 2 (como em França), mas no dia 3 de Fevereiro, por motivos de organização da nossa equipa.

Todos os elementos da Comunidade Educativa aderiram com muito entusiasmo e empenho, e durante os períodos da manhã e da tarde (das 11h30 às 16h00), todos puderam saborear esta especialidade francesa. Desde crepes simples aos recheados, os pedidos foram inúmeros (que o digam as Professoras Ana Paula Pinheiro e Clara Espadinha)!

Os valores angariados serão aplicados na aquisição de equipamento, necessário ao funcionamento da BE.
 
Agradeço a disponibilidade e a ajuda generosa do Professor Bruno, da Assistente Operacional, Dona Fernanda, que nos disponibilizou a “Bimby”, facilitando, assim, o nosso trabalho, e das nossas “Guardiãs da Biblioteca” que abdicaram dos seus intervalos e tempo livre para participarem nesta actividade. A pedido de TODOS, para o ano, repetiremos esta iniciativa.

Veja aqui as fotos da actividade





Sem comentários: