19 de outubro de 2010

Concurso de Adivinhas

Um desafio interessante, um concurso de adivinhas, colocado aos teus colegas, no âmbito do Dia Mundial da Alimentação.
Ora tenta adivinhar!

1. Faço os olhos bonitos e os coelhos são doidos por mim, cresço de pé e sirvo para pratos sem fim. O que é?
2. Qual é neste mundo o ser, que não faz senão comer?
3. É uma caixinha, mas não há carpinteiro, que a saiba fazer?
4. Encarnado por fora, branco por dentro e verde no pé… Adivinha o que é?
5. Venho das ondas do mar, nascido na fresquidão. Não sou água, nem sou sol, trago tempero na mão. O que é?
6. Qual é coisa que se cria sem comer?
7.É bom para se comer, mas não se come assado nem cru.
8. Qual é coisa, qual é ela, quanto mais quente é, mais fresco se torna?
9. Qual é coisa qual é ela, que antes de ser já era?
10. Quais são as maçãs que chegam à boca mas não se comem?
11. Sou branco como a neve, doce como o mel, se me puseres no leite, saberá muito melhor. O que é?
 12. É uma senhora muito esbelta, que com finos véus se aperta, quem tiver que desapertar, muitas lágrimas há-de chorar. O que é?
 13. Tem coroa e não é rei, tem escamas e não é peixe. O que é?
14. O que é que nasce a socos e morre a facadas?
15. Na água nasci, na água me criei, mas se me atirarem à água morrerei. O que é?
16. Qual é coisa, qual é ela que é verde como a relva, vermelha como o sangue e negra como o carvão?
 17. Verde por fora, encarnada por dentro, e com mulatinhas lá dentro. O que é?
 18. Alto foi meu nascimento de senhora recolhida; caí abaixo, tamanha queda dei, que a minha casa não voltei. O que é?
 19. Qual é coisa, qual é ela, cai no chão e fica amarela?
 20. Tenho camisa e casaco sem remendo nem buraco, estoiro como um foguete, se alguém no lume me mete. O que é?

Sem comentários: