13 de outubro de 2010

Ler+ para vencer


A Biblioteca, no dia 12 de Outubro, recebeu os alunos do quinto ano, turmas A e B e respectivos professores para proceder à entrega dos livros no âmbito do projecto Ler+, integrado no Plano Nacional de Leitura, com o objectivo de sensibilizar e despertar o interesse para a leitura, quer na escola, quer em família.

Para formalizar solenemente esse momento, a professora Helena Antão, propôs o juramento do leitor, um compromisso de honra, em nome da leitura, cuja adesão foi muito significativa e as fotos testemunham essa satisfação.

Para quem quiser fazer parte deste clube, basta assumir o compromisso abaixo transcrito, e pô-lo em prática em todos os momentos e circunstâncias, sem qualquer hesitação:

Eu juro, por Minerva, deusa da sabedoria, e tomo por testemunhas todos os leitores e leitoras, presentes na Biblioteca da minha escola, cumprir, segundo o meu poder e a minha razão, a promessa que se segue, estimar, tanto como os meus amigos:

1. Todos os meus livros, comprados ou oferecidos;

2. Todos os documentos requisitados na Biblioteca Escolar ou Municipal;

3. Os mestres que me ensinaram a arte de gostar de ler;

4. As livrarias, onde perco horas a fio, em busca de novos livros;

5. Os dicionários, que devoro nas minhas horas de aprendizagem;

6. As enciclopédias, que guardo no “meu cérebro”;

7. Os heróis das minhas histórias, que viajam sempre comigo;

8. As ilustrações, através das quais conheço o mundo da fantasia, do irreal, do faz-de-conta;

9. As páginas soltas dos meus livros, que procuro nunca as perder;

10. Os ebooks, que desvendo na Internet, registando-me sempre, e cumprindo todas as normas estabelecidas, segundo a legislação em vigor.

Aplicarei todos os princípios acima mencionados e outros que a minha imaginação possa desvendar, sem causar transtorno a qualquer livro ou leitor.
Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado o prazer de ler não importa onde, honrando para sempre o estatuto de leitor; mas se eu infringir, que alguém me desperte, ensinando-me a encontrar a palavra mágica, pois “morre lentamente quem não lê”.

Sem comentários: